O Movimento Rio Cidade
Legal, marca nova
manifestação contra a COSIP
no Próximo dia 20 janeiro às
09:00hs na orla do Leblon.
Legal, marca nova
manifestação contra a COSIP
no Próximo dia 20 janeiro às
09:00hs na orla do Leblon.
TAXA NÃO!
Taxa de luz: advogado diz que Diário Oficial da Câmara foi fraudado
A guerra jurídica em que se transformou a taxa de iluminação pública — sancionada pelo prefeito Eduardo Paes em 21 de dezembro — vai ganhar novos contornos. O advogado Víctor Travancas, responsável pela ação popular que chegou a suspender a lei aprovada pelos vereadores, alega agora que o Diário da Câmara do Município (DCM) sobre a sessão foi, simplesmente, fraudado. Um vídeo do dia da votação revelou que o vereador Jairinho, então presidente, anunciou a sessão extraordinária com 30 minutos de antecedência — conforme manda o regimento da casa. No entanto, Jairinho “esqueceu” de dizer a qual votação se referia — conforme também determina o regimento. De acordo com o DCM, porém, a ordem do dia chegou a ser lida por Jairinho.
Travancas pedirá uma ação criminal ao Ministério Público e vai juntar o vídeo aos autos do processo como prova de que o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter, foi induzido ao erro. O próprio Zveiter derrubou a liminar que suspendia a taxa e o prefeito sancionou a lei dia 21 de dezembro.
No próprio DCM, porém, consta o vereador Eliomar Coelho (PSOL) interrompendo a votação argumentando que a ordem do dia não havia sido lida. O presidente da casa, Jorge Felippe — que então já havia assumido seu posto — justifica que “está tudo errado há muito tempo, mas aqui na Câmara é assim que funciona”. Confira no vídeo abaixo.
Victor Travancas, aluno da turma M3, advogado militante de causas importantes em prol da sociedade entrou com uma cautelar no dia 17/12 para cancelar a taxa de iluminação no Rio, o que foi de grande valia, pois o tema afeta a todos os cidadãos da cidade do Rio de Janeiro. Felizmente, a liminar foi concedida pela juíza da 7ª Vara de Fazenda Pública. Veja o vídeo abaixo, que revela exato momento em que o Victor e OJ intimaram a Câmara Municipal sobre a ilegalidade da taxa
O Movimento Rio Cidade Legal, marca nova manifestação contra a COSIP no Próximo dia 20 janeiro às 09:00hs na orla do Leblon.
TAXA NÃO!



Nenhum comentário:
Postar um comentário