sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lagoa Rodrigo de Freitas
 amanhece com centenas de peixes mortos


fonte: Oglobo
 Centenas de peixes do tipo favelha amanheceram mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas. No canal, que fica na Rua General Garzon, várias pessoas observam a mortandade de peixes no local. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, provavelmente está faltando oxigênio na água da Lagoa. Ele disse que, há pouco, conseguiu pegar um robalo de cerca de quatro quilos também morto. Ele acredita que a mortandade de peixes pode ter relação com o lançamento de esgoto na praia do Leblon ontem.
     Segundo moradores da região, os peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas começaram a morrer no início da manhã de hoje. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, dará uma coletiva na tarde de hoje, no heliponto da Lagoa, para explicar o que causou a mortandade. No momento, homens da Feema, que trabalham no projeto Lagoa Limpa, estão recolhendo os peixes mortos.

"E agora? na Conta do Abreu!"
         lembrar é viver!
Entrevista ao Estadão em Terça-Feira, 25 de Agosto de 2009

O presidente da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), Wagner Victer, que já fala em um eventual "mergulho" na lagoa, atribui o resultado a investimentos de cerca de R$ 50 milhões. "Em 2006, quando eu falava que ia limpar a lagoa, diziam que eu era lunático. Fizemos um cinturão de coleta de esgoto e fechamos mais de 300 ligações clandestinas", diz ele. "Refizemos integralmente oito elevatórias. A do Leblon foi construída por Getúlio Vargas e a última reforma era de 1958."
    Victer prometeu remar na lagoa para provar que a água está limpa. "A lagoa está bem melhor do que muitas praias da zona sul. Mas não quero incentivar a pessoa a pegar uma sunga e ir para lá. É um lugar para a prática de esportes náuticos. Aliás, já estamos aptos para os Jogos de 2016 (que o Rio ainda disputa)." Segundo ele, o diretor jurídico da Cedae praticou wakeboard no fim de semana na lagoa, levou 40 tombos, "bebeu litros" e passa bem. "Se estiver praticando remo e o barco virar no meio da lagoa, pode mergulhar."
                                                                     
Mortandade de peixes na Lagoa será discutida em audiência pública na Alerj


Publicada em 26/02/2010 às 15h41m

 A mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas será tema de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa (Alerj) no próximo dia 10 de março, às 19h. Quem promove a reunião é o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado estadual André Lazaroni. A comissão também vai acompanhar as obras de melhoria na Lagoa propostas pelo empresário Eike Batista. Para o encontro serão convidados representantes do Ministério Público Estadual, do INEA, da Rio Rio-Águas, do Jockey Club Brasileiro, da EBX (empresa de Eike), da Comlurb, da Cedae, do Conselho Consultivo da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Associação de Moradores do Jardim Botânico.

"Este é mais um acidente grave. Temos que analisar como vem sendo tratado o esgoto do Jockey Club Brasileiro, dos hospitais, postos de combustíveis e residências no entorno da Lagoa. A Audiência terá por objetivo indagar quais as exigências do INEA, a responsabilidade sobre cada uma e qual já foi cumprida ou está em andamento ", disse o deputado, que tem como preocupação evitar que o esgoto caia sem nenhum tipo de tratamento, através do canal da General Garzon, no espelho d´água


Nenhum comentário: